Frase da Semana:

"Fui instalar o Windows e ele me pediu um serial. Digitei "Sucrilhos" e não deu certo, alguém pode me ajudar?"
(26/08/2012)

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Cai número de desenvolvedores interessados pelo Android, mostra estudo

A pesquisa da IDC aponta que a fragmentação do sistema do Google é apontada como a principal barreira ao desenvolvimento de aplicativos.
  

O sistema operacional do Google, o Android, tem despertado menos interesse nos desenvolvedores de aplicativos. Esta é uma das conclusões de um recente estudo realizado pela IDC e que ouviu mais de 2,7 mil profissionais em todo mundo que desenvolvem soluções móveis baseadas na plataforam Appcelerator.

O estudo, realizado entre os dias 11 e 13 de abril, demonstra que o interesse no Android não tem crescido por conta de problemas relacionados à fragmentação (falta de padronização) e um fraco desempenho das vendas dos tablets que utilizam o sistema operacional do Google. Enquanto a Apple domina o interesse pela criação de aplicativos para tablets e smartphones.

A IDC aponta que houve uma queda de 3% no número de desenvolvedores que disseram estar ‘muito interessados’ em criar aplicativos para tablets com Android, se comparado ao primeiro trimestre de 2011 – quando existiu um acréscimo de 12% no volume de profissionais que demonstraram interesse por esse tipo de oferta.
Em relação aos smartphones com o sistema operacional do Google, se comparado aos três primeiros meses do ano, a desaceleração no volume de profissionais interessados em desenvolver aplicativos para essa plataforma foi de 2%.

Cerca de 63% dos entrevistados disseram que a fragmentação dos dispositivos que usam Android representa o principal risco ao sistema operacional. A segunda barreira mais citada para os desenvolvedores, apontada por 30% deles, foi a falta de um impulso nas vendas dos tablets e 28% consideram ainda que o grande problema dessa plataforma está nas múltiplas lojas de aplicativos para Android.

O estudo aponta, por outro lado, que o iOS, da Apple, se consagrou como a plataforma preferida entre os desenvolvedores. Na prática, 91% dos entrevistados disseram estar muito interessados em criar soluções para o iPhone e 86% para o iPad.

Entre os desenvolvedores, 71% deles informaram também que têm interesse em oferecer aplicativos tanto para tablets que usam o Android quanto para o iPad.

Já a Microsoft ultrapassou a Research In Motion (RIM) como a terceira plataforma preferida dos desenvolvedores. No estudo, 29% –7% a menos do que no primeiro trimestre – disseram estar muito interessados no Windows Phone 7. Essa porcentagem caiu para 27% no caso dos profissionais que priorizam o Blackberry, da RIM, o que representa uma desaceleração de 11% em relação aos três meses anteriores.

Por fim, 62% dos desenvolvedores consideraram que será impossível que outro sistema operacional ultrapasse a liderança da Apple e do Google nesse setor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário