Frase da Semana:

"Fui instalar o Windows e ele me pediu um serial. Digitei "Sucrilhos" e não deu certo, alguém pode me ajudar?"
(26/08/2012)

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Brasil pode ser o primeiro país a sofrer censura do Twitter

Objetivo é bloquear mensagens relacionadas ao trânsito para melhorar a segurança nas estradas, reduzir acidentes e prender criminosos


 Há alguns dias, noticiamos que o Twitter, por iniciativa própria, informou que vai bloquear mensagens em certos países que podem considerá-las ofensivas - apesar de permitir que usuários de outras partes do mundo possam ler os tuítes sem problemas. Isso, segundo a empresa, é necessário devido a diferentes leis ao redor do mundo, influenciadas por fatores históricos e culturais.

Agora, uma informação pode nos deixar ainda mais atentos quanto às novas políticas do microblog. De acordo com o site Digital Trends, o Brasil pode se tornar o primeiro país do planeta a adotar as medidas impostas pelo Twitter, que planeja censurar as postagens envolvendo assuntos relacionados ao trânsito, como limites de velocidade, bloqueios em estradas e postos policiais para checar motoristas alcoolizados.

O governo brasileiro entrou com um pedido de liminar para que a companhia bloqueie essas mensagens. As autoridades acreditam que a censura dos tuítes sobre operações policiais no tráfego podem ajudar nos esforços para melhorar a segurança nas estradas e reduzir os acidentes de trânsito, como também auxiliar na busca e apreensão de ladrões de carros ou contrabandistas de mercadorias ilegais.

O Brasil parece ser o primeiro país a avançar com planos para bloquear tuítes. Segundo o Twitter, os posts não serão removidos - a menos que haja um pedido de funcionários do governo ou de outro partido que acreditem na ilegalidade da mensagem -, mas sim substituídos por um aviso de censura. Caso o juiz responsável pelo caso conceda a liminar, qualquer um que violar a lei pode receber uma multa de R$ 500 mil reais por dia.

A decisão deve acontecer na semana que vem.

(fonte: Olhar Digital)

2 comentários:

  1. A idéia é boa, mas acho muito difícil acabar de vez com as mensagens. Fica o alerta. Bela postagem parceiro. A corrente começou hoje, te esperamos lá. Super abraço!

    ResponderExcluir
  2. Acho que qualquer esforço pra melhorar a segurança nas estradas é válido. Agora é esperar pra ver.

    Ótimo post

    Boa semana.

    ResponderExcluir