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"Fui instalar o Windows e ele me pediu um serial. Digitei "Sucrilhos" e não deu certo, alguém pode me ajudar?"
(26/08/2012)

sábado, 17 de dezembro de 2011

Mundos virtuais serão usados para desenvolver habilidades na vida real

Universos online oferecem a possibilidade de ambientações interativas e realísticas, que ajudam a capacitar a cognição e organização


Muita gente com certeza deve achar a internet uma espada de dois gumes: por um lado, propicia a diversão, busca por informações, vídeos, entretenimento, notícias e muito mais. Por outro, acreditam que o consumo excessivo desses recursos pode acarretar em vícios e dependência tecnológica.

No entanto, uma nova pesquisa, conduzida por acadêmicos do projeto "Inter-Life", fundado pelo Conselho de Pesquisa Social e Econômica (ESRC, na sigla em inglês), afirma que os mundos virtuais podem ajudar as pessoas a desenvolver habilidades específicas na vida real. Essa seria uma oportunidade de acessar o impacto emocional e social desses universos online na vida do ser humano.

O "Inter-File" é parte de um programa que visa estudar o espaço entre a aprendizagem dos jovens e o domínio das tecnologias no cotidiano. Segundo o site Science Daily, os pesquisadores desenvolveram mundos 3D, que funcionam como comunidades informais, permitindo que jovens interajam e dividam atividades usando avatares. Dessa forma, os universos online colocam ambientes únicos à disposição dos usuários e que podem ajudar tanto no aprendizado quanto na absorção de novas situações.

Os avatares são personagens tridimensionais, controlados pelos participantes do projeto. Os mundos virtuais oferecem a possibilidade de ambientações interativas e realísticas, que podem ir além da normalidade. Assim, as pessoas conseguem transportar algumas capacidades usadas no mundo real, como o lado cognitivo e organizacional.

Os testes envolveram jovens em atividades criativas, como gravações de filmes e fotografia, por exemplo. Os estudantes deveriam aprender a lidar com diferentes cenários do mundo, cada um composto de ilhas privadas, além de participar de uma comunidade online por vários meses. Ao longo dos dias, os usuários foram encorajados a enfrentar novas formas de comunicação - incluindo as que foram usadas no universo virtual.

"Demonstramos que você pode planejar atividades com crianças e fazer com que elas trabalhem com envolvimento, energia e comprometimento em mundos 3D, por um período de tempo significativo", explica Victor Laily, líder do projeto. Segundo o pesquisador, esse recurso se mostra bastante atraente pelo grande impacto educacional.

"Esses mundos 3D parecem tornar os métodos de aprendizagem em uma forma mais poderosa do que outras ferramentas sociais disponíveis na internet. Quando configurados, os espaços virtuais podem oferecer locais seguros para experimentar novas oportunidades, que antes eram impossíveis 15 anos atrás."

Laily acredita que as aplicações dessas funções são inúmeras. Com elas, é possível criar múltiplas simulações ou localizações de campo, usando a tecnologia 3D para "teletransportar" os participantes a experimentos e atividades. Os estudantes podem dividir o conhecimento através de gravações, gráficos e outros recursos para julgar atitudes e opiniões. Além disso, a tecnologia poderia ser usada para projetar entrevistas, ambientes de treinamento e contextos de mercado.

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